Como eu me consegui organizar com 2 canais de Youtube e 1 Blog | Li.Me

julho 31, 2019

Vamos começar pelo princípio: organização é a palavra-chave!

Verdade... Mas eu nem sempre a conseguia ter.

Tinha semanas que tudo saia direitinho conforme eu tinha pensado, mas outras em que tudo corria mal, ficava com o trabalho atrasado,  as coisas não ficavam conforme eu planeava mas, como já estava tudo tão atrasado e eu não queria atrasar mais, acabava por fazer as coisas muito rapidamente e... ficasse como ficasse, ia assim mesmo pois não tinha mais tempo.

Em primeiro lugar, o meu erro foi ter iniciado coisas novas sem sequer ter organizado a 100% o que eu já fazia. Isso só tornou tudo ainda mais confuso e complicado para mim.

Claro que no início até corria bem... Mas conforme o tempo avançava novas ideias iam surgindo o que significava mais trabalho e, consequentemente, mais organização que eu não tinha.

Cheguei a um ponto que eu mesma já nem sabia o que tinha feito, o que precisava de fazer, o que faltava fazer, o que queria fazer.

Então, uma semana, deixei que as coisas abrandassem e dediquei-me a criar uma forma de me manter organizada sem me sobrecarregar.

O que eu pretendia

Neste momento eu tenho 2 canais de Youtube.

Um deles é sobre jogos, o outro é o que já acompanhava aqui o blog sendo de beleza e estilo de vida.

E, claro, tenho aqui o blog.

Então eu teria que organizar as coisas de forma a que tivesse tempo de gravar e editar os vídeos para o novo canal, gravar e editar os vídeos para o canal que já tinha e ainda conseguir publicar aqui no blog.

Tudo isto durante uma semana por que, como já se sabe, é necessário manter tudo a funcionar constantemente para conseguirmos crescer dentro deste mundo e para que quem nos acompanha não deixe de o fazer.

Como me organizei

Antes de começar a planear quais seriam os dias para cada tipo de coisa eu decidi criar o meu próprio calendário dividido por semanas e dividido pelas 3 coisas que tenho que manter organizadas.

Procurei bastante, bastantes formatos, e como não encontrei nada que se encaixasse no que eu pretendia simplesmente abri o Illustrator e comecei a fazer o que queria.

Abaixo vou deixar uma imagem do que fiz para que possam tirar ideias.


No fundo é apenas uma tabela simples que pode também ser feita no Excel, mas eu já estou tão habituada com o Illustrator para tudo que fiz assim mesmo.

Depois decidi quantas vezes queria publicar em cada um deles e em que dias queria publicar e dividi para que, durante a semana, nenhuma das publicações ficasse para o mesmo dia.

Vou deixar imagens do passo-a-passo para que entendam melhor o meu raciocínio.


Depois disso marquei os dias em que iria editar, sempre a contar que algum poderia dar mais trabalho então teria que ter pelo menos um dia de intervalo entre a edição e a publicação para caso algo desse errado.

Juntamente com isso tive que pensar no que estou momentaneamente a trabalhar, isto principalmente no canal de jogos, para saber em que dia iria publicar o quê e em que dia iria editar o quê, sempre pensando no trabalho que dá.

Como um dos jogos já está completamente gravado (aproveitei para gravar na semana que ''relaxei'' um pouco) facilitou um pouquinho as coisas.


Com a parte mais complexa organizada, os dois dias que ficaram mais livres seriam, então, os meus dias para gravar, já que isso é algo mais simples de fazer e posso gravar mais que um vídeo em cada um desses dias.


Depois de tudo marcado, e eu marquei mesmo assim com cores diferentes, só me faltou marcar por baixo de cada coisa o que seria gravado, editado e publicado. Mas isso já marquei a lápis para caso houvesse alguma alteração de planos.

Concluindo

Apesar de parecer uma semana super preenchida e sem ter descanso, eu tenho sempre, todos os dias, tempo para as minhas tarefas domésticas, tempo para o que me apetecer fazer, tempo para os meus compromissos e ainda tempo para relaxar um pouco.

Ainda só passou uma semana desde que estou a usar este meu método de organização mas já sinto enormes diferenças!

Ando muito mais relaxada, as coisas parecem que correm muito melhor e por vezes até acabo por ficar entediada por já ter cumprido todas as minhas tarefas diárias! 

Então, quando sobra tempo a mais, acabo por adiantar outras tarefas (e por isso escrevi a lápis).

E vocês? Como se organizam durante a semana?

Gostaram deste meu método?

Beijinhos!!!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá! :)
    Confesso que tenho aqui o blog e só dá-me um pouco de trabalho, visto que a minha área profissional é muito exigente e não tenho mais tempo para muitos mais projetos pessoais.
    Mas tenho um planeamento parecido com o teu com o blog.
    Um beijinho e sucesso ;)


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Denunciar abuso