Ordem correcta de aplicar produtos de cosmética | Li.Me

janeiro 20, 2019

Todos os dias aparecem vídeos de profissionais, ou até mesmo de pessoas que apenas amam cosmética, a aplicarem milhares de produtos no rosto e, para quem não percebe nada, fica apenas a pensar... ''Afinal, para que serve tudo isso?''

Eu mesma já pensei isso... Hoje entendo a importância de certo produtos.

Mas, mesmo sendo importantes, existe uma certa ordem lógica que se deve seguir para que esses produtos tenham o efeito desejado.

Neste post vou explicar um pouco sobre essa ordem correcta de os aplicar, como aplicar e para que servem.

1º: Limpeza

Este é o passo mais básico da rotina de pele e um dos mais importantes.

Da mesma forma que tomamos banho todos os dias e limpamos o nosso corpo das impurezas da rotina diária, a pele do nosso rosto necessita do mesmo cuidado.

Lavar apenas com água nem sempre é o mais ideal e cada tipo de pele precisa de um produto diferente para ser limpa correctamente.

Peles secas e sensíveis podem ser limpas com desmaquilhantes ou águas micelares.

Já para peles oleosas é aconselhável limpar com sabonetes líquidos ou em barra (para a pele do rosto) que tratem e absorvam a oleosidade.

Fazendo uma limpeza correcta estamos e preparar a nossa pele para melhor receber os produtos que se seguem a este passo e estamos também a libertá-la das impurezas que se acumulam tanto durante o dia como durante a noite.

Assim sendo, a nossa pele deve ser limpa pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite.

2º: Tonificação

Este é um passo igualmente importante e é o que se deve fazer a seguir à limpeza.

Quando limpamos a nossa pele do rosto o pH dela, o chamado manto protetor, altera ligeiramente a sua composição. 

Para que a pele volte ao seu natural, temos que a tonificar para que fique equilibrada e para que os produtos que se usem a seguir façam o seu efeito e para que, também, não causem danos à nossa pele.

Para este passo existem produtos chamados de tonificadores, parecidos com uma água, que vão equilibrar o pH da nossa pele.

3º: Sérum

Neste passo já varia um pouco a ordem que vamos realizar, mas para resumir é o passo onde se aplicam séruns, cremes, loções e máscaras.

No caso de se ir usar uma máscara, seja hidratante ou para qualque tipo de tratamento, a máscara deve vir primeiro.

Depois da máscara seguem-se os restantes produtos, sempre começando do mais líquido para o mais consistente.

É importante dar sempre um tempo de espera para que a pele possa absorver o produto e secar antes de colocar o próximo, e isto serve para todos os produtos que se passa no rosto.

4º: Protetor solar

Depois de todos os outros produtos usados anteriormente e bem absorvidos pela pele, este é o passo final (para quem não usa maquiagem).

É extremamente importante usar um protetor solar para poder proteger a nossa pele das radiações e, claro, extremamente importante usar todos os dias, mesmo que não seja verão ou não se vá para a praia.

Embora o sol não seja intenso em outras estações do ano, as radiações estão sempre lá, então não se deve ignorar este passo.

Existem cremes já com protecção solar e nesses casos não é necessário colocar o protetor solar.

Para quem usa maquiagem este passo também não deve ser ignorado e deve ser aplicado antes de se aplicar o primer.

No caso de se usar uma base com protecção solar aplica-se o mesmo caso de quando se usa um creme com protecção solar.

No entanto é necessário saber que o factor de proteção pode não ser o adequado para a tua pele (o que contém nas bases ou cremes), então... mais vale prevenir que remediar!

Outras questões

Para os produtos de dia devemo-nos focar na protecção contra a radiação solar.

Claro que também é necessária hidratação, tonificação, limpeza, mas o importante, principalmente para quem passa bastante tempo no exterior, é realmente a proteção solar.

Já para a noite devemo-nos focar em produtos para renovação e reparação.

Quando descansamos, dormimos, o nosso corpo recupera as energias gastas durante o dia. Logo, a nossa pele do rosto necessita do mesmo.


Que dúvidas tens sobre produtos de cosmética?
Deixa aqui nos comentários e eu, talvez, te possa ajudar :)

You Might Also Like

0 comentários

Denunciar abuso