Casamento: Organização | Li.Me

maio 17, 2018

No último post aqui no blog comecei a ''série'' sobre o casamento e tudo o que este evento envolve.

Falei de algumas partes importantes e comecei pelo mais básico.

Hoje vou dar seguimento com uma etapa para começar a preparar tudo e algumas dicas.

Antes de começar há que pensar

Já é de conhecimento comum, e básico, que é necessário organizar tudo até ao último pormenor.

Se vocês não são pessoas com paciência e/ou jeito para a organização podem optar por contratar alguém especializado nesses aspectos.

Isso vai fazer com que poupem tempo, dores de cabeça e com que tudo seja ligeiramente mais prático.

Em contrapartida... vai ser um dinheiro extra que vai fazer parte de todo o orçamento para o casamento.

Se querem poupar o máximo que puderem com o casamento podem sempre fazer a organização vocês mesmos e podem sempre pedir ajuda a algum amigo ou familiar.

Para quem acha que não conseguiria lidar com tudo isso e acha que seria bastante difícil ter tudo sobre controlo...CALMA! Não é assim tão complicado e vou deixar algumas dicas!

Como se organizar quando não se percebe da coisa

As novas tecnologias permitem-nos fazer tanta coisa... já repararam?

E com isto quero dizer que podem e devem usar isso a vosso favor.

1º ponto: Listas

Comecem por criar uma lista de tarefas que tem de ser feitas ao longo de todo o período de preparação e organização do casamento.

Não precisa estar tudo por ordem que tem que ser feito. O importante é listar as tarefas primeiro e, depois, separa-se por ordem que deve ser feito.



Esta foi uma das primeiras coisas que fiz para ter consciência de tudo o que vamos precisar fazer, pensar, escolher, preparar.

Para que possa ter acesso a essa lista e para que possa alterar sempre que precisar, usei a ferramenta excel do Google.

O documento fica guardado online onde só nós, quem cria, tem acesso (pode também ser partilhado) e também se pode fazer o download para imprimir ou simplesmente guardar.

Desta forma, tanto posso ter acesso em qualquer computador ao entrar na minha conta gmail, como posso também ter acesso pelo meu telemóvel, tablet, etc.

É prático, seguro e posso actualizar a qualquer momento.

2º ponto: Pasta de documentos

Como seria de esperar, será sempre necessário certos documentos físicos.

Comprem uma capa de argolas, ou como preferirem, separadores e micas.

Essa capa vai ser o vosso portfólio de casamento onde podem anexar todas as listas, documentos necessários, informações, ideias e tudo aquilo que vos seja importante e relaccionado com o casamento.

Os separadores servirão para, como é óbvio, separar por temas, como por exemplo, listas de quintas e restaurantes, ideias de decoração, lista de convidados com o anexo para quem confirma e informações deles (endereços, contactos), orçamentos, tabelas, etc.

Esta é uma ideia para quem gosta de ter tudo organizado em pastas e acha ser mais prático.

Claro que podem sempre fazer as duas coisas juntas.

Extra: para documentos e informações virtuais

Tenham uma pen e/ou cartão SD específico para guardarem todos os documentos virtuais e informações, vídeos, imagens, tudo!

É muito bonito isto de poder guardar as coisas no e-mail, docs do Google, etc, mas... e se? E se... simplesmente perdemos a passe, roubam-nos a conta e... tudo se vai?

Sim, mais vale prevenir que remediar.

Para este tipo de assuntos mais vale perder mais uns minutos e ter uma cópia extra, mesmo que não seja física, do que de um momento para o outro perder todo o nosso trabalho... Imaginem se isso acontece no dia anterior à cerimónia? Seria muito mau...mesmo!

Ajuda extra sem gastar dinheiro

Sim, já procurei por alguns locais onde poderiamos realizar a nossa festa.

Afinal, dar uma vista de olhos não custa nada, embora ainda seja cedo para isso.

Na minha pesquisa encontrei um site bastante bom! Que só descobri o quão bom é depois de um pedido de orçamento por curiosidade.

O site é o casamentos.pt.

Lá vocês podem criar a vossa conta, inserir todas as informções sobre o casamento, procurar por locais para a festa, fornecedores, etc.

Ainda tem acesso a uma lista de tarefas a serem realizadas e podem marca-las como feitas quando as realizarem, já está separada por fases, e encontram todo o tipo de informações que precisarem.

O site, na minha opinião, é bastante completo.

Ainda não explorei a fundo mas fiquei bastante satisfeita quando descobri que poderia controlar tudo a partir de um único ponto!

Se alguém tiver curiosidade sobre este site e quiser mais informações, deixem aqui nos comentários que eu exploro um pouco mais e faço um post só dedicado a isso.

Digam-me também se querem um exemplo de lista de tarefas a fazer durante toda a preparação e, no próximo post, publico a lista da mesma forma que fiz para nós.

Até lá, beijinhos!

You Might Also Like

0 comentários

Denunciar abuso