Fashionista de Quarta | 08 - Curso de Design de Moda

dezembro 06, 2017

Infelizmente existem várias pessoas que pensam que estudar Design de Moda é uma coisa bem simples, não dá trabalho nenhum e é um curso fácil de passar.

Mas essa não é a verdade.



O que envolve o curso

Fazer este tipo de curso não é apenas aprender a fazer desenhos bonitos de manequins e de roupas, não é apenas deixar a nossa mente criativa para criar peças excêntricas e depois apresentá-las num show bonitinho, quase mágico, de se ver.

O curso envolve outras matérias igualmente importantes e que são capazes de tirar do sério até mesmo a pessoa mais calma de todo o planeta!

É preciso estudar geometria também, no fundo as peças de roupa, quando espalmadas, são formadas por formas geométricas e, quando vão ser cortadas, é necessário saber o espaço que ocupam para que se possa fazee uma medicação correcta de quanto material será necessário.

Ah, sim! Também é preciso saber diferenciar materiais, saber cortar, montar e finalizar uma peça.

Aprende-se também sobre História das Artes e, consequentemente, da moda. Aprende-se a observar as influências artísticas e também a aplicá-las.

Também se estuda marketing, o que é uma área bastante importante nos dias de hoje e, consequentemente, precisamos ter pelo menos os conhecimentos básicos para podermos iniciar uma carreira nesta área e saber levá-la por um caminho correcto de encontro aos objectivos.

Sim, claro que existem as aulas específicas sobre moda onde se aprende a desenhar as peças, onde se aprende a desenhar os croquis e a criar colecções coerentes. 

Sim, porque desenhar uma colecção também não é apenas fazer uns desenhos giros de roupas e está pronto! Não, é necessária a inspiração e a explicação dela e vomo será "transportada" para a colecção. É necessário saber qual será o público alvo e saber como esse público se comporta, a qualidade de vida, entre outras coisas.

É necessária uma pesquisa de materiais qie tenha uma ligação com o tema e também com as características do público - alvo. É necessário o planeamento da colecção, a escolha de cores de toda a colecção de acordo com os fatores anteriores e desenvolver as peças "espalmadas" para passarem ao corte.

Claro que, no mundo profissional e para quem cria uma equipa de trabalho, tudo isto pode ser dividido pela equipa mas, quando se está no curso, a única equipa és tu mesmo/a que tens que aprender tudo e mais alguma coisa, desde o início do processo de criação até à fase de vendas e distribuição.

Desafios do curso

Como é óbvio tudo o que falo aqui é a partir da experiência que eu tive durante o meu curso, na escola onde eu estudei. Tudo pode variar consoante escola, tipo de curso e país. 

Um dos maiores desafios ao longo do curso é, sem dúvida, o exame final do 2° ano e 3° ano.

Esse exame envolve criações de colecções com tema especificos omde é necessário elaborar quase uma Bíblia para explicar uma colecção!

O exame procura reunir os conhecimentos obtidos durante os anos de curso, a experiência que foi adquirida através de actividades extracurriculares e de actividades complementares.

Outros desafios são as actividades extra que sempre se quer aproveitar para adquirir conhecimento e experiência e, claro, contacto com o mundo da moda real, e que podem fazer os horários serem bem extensos e causarem stress e bastante cansaço. O mundo da moda é bem stressante, pelo menos para mim!

Poderia citar vários desafios que passei mas isso poderia tornar tudo bem mais pessoal e perder o foco daquilo que atinge o maior número de alunos desta área. 

Para concluir

Para quem acho que tudo isto é bem fácil, desengane-se por que é uma área igualmente stressante como outra qualquer.

Para quem pensa que o mundo da moda é cheio de flores coloridas e festas bem sucessidas, também pode deixar de pensar assim porque, se no mundo existem cobras em qualquer área, esta pode ser uma das aue as cobras não atacam mas deixam veneno.

Não estou a querer dizer que é um mundo sombrio, muito pelo contrário, conheci pessoas impressionantes e bem interessantes, mas também tenho consciência que a maioria que conheci queria tirar vantagens de muitas outras pessoas.

Mais uma vez, em todo o lado e em todas as áreas existem este tipo de coisas, apenas fiz questão de salientar aqui porque já muitas vezes me disseram "moda? Ah isso é fácil... Ah isso é um mar de rosas...."

Poderia contar muitas coisas mas, mais uma vez, daria para escrever uma Bíblia!

Para quem tiver curiosidades e perguntas já sabem, deixem aqui nos comentários e irei responder da melhor forma possível! 

You Might Also Like

0 comentários

Denunciar abuso