Fashionista de Quarta | 02 - Dúvidas e respostas sobre Make-Up com Isabel Reis

outubro 25, 2017

Embora, hoje em dia haja bastante informação na internet, e até mesmo grandes profissionais que nos possam esclarecer as maiores dúvidas, tudo evolui num ritmo tão rápido que o mais normal é surgirem mais e mais perguntas nas nossas cabeças.

A pensar nisso, convidei uma make-up artist para nos responder a algumas dessas dúvidas.

Isabel Reis é uma make-up artist portuguesa (e do norte!) com quem já tive o enorme prazer de trabalhar!


Para além de uma pessoa super acessível, carinhosa e carismática, tem um enorme talento nas suas mãos!

Conheço também outras make-up artists que poderia ter convidado mas, Isabel foi das primeiras com quem trabalhei e por quem criei um carinho especial.


Uma das minhas melhores fotografias no meu facebook pessoal que mais fez sucesso (não daquele sucesso a nível mundial, só no meu mundinho) apareço maquilhada por ela. Claro que também tem mérito do fotógrafo, mas a maquilhagem dá sempre o toque especial.


No final deste post vou deixar-vos os links necessários para que a possam conhecer um pouquinho mais e, caso tenham interesse, contactar com ela também.

Vamos ao que interessa!

1 | Quais são, realmente, os produtos essenciais para quem gosta de usar make-up no dia-a-dia mas, como eu, não tem experiência, não percebe muito do assunto, mas pretende manter um look natural?

A maquilhagem tem a capacidade de elevar a nossa auto-estima, e tem se tornado um hábito na rotina das mulheres.
A make-up diária requer alguns cuidados, mas chegam cerca de 10 minutos para se conseguir um look clean mas bonito.
  • ·       Podemos usar uma base ou um BB cream se preferirem.
  • ·       Pó para selar a base, e aqui convém ser um pó solto translúcido, porque é muito mais leve, dá-nos um aspecto muito mais natural.
  • ·       Um lápis preto ou de cor, na linha de água, fica sempre bem, com alguns condicionamentos.
  • ·       Se gostarem de sombras podem optar por uma clarinha, para não marcar muito.
  • ·       O rímel é indispensável para umas pestanas expressivas.
  • ·       Para finalizar o look, um batom a gosto, ou um gloss, dá um aspecto sofisticado e simples.

2 | É realmente necessária uma preparação de pele antes da make-up? E qual, na tua opinião, o que melhor resulta?

A pele do rosto seja ela normal, seca , oleosa ou sensível, mais velha ou mais jovem, está exposta à poluição e à sujidade ao longo de todo o dia, seja pelo vento, poeiras ou sol, seja pela transferência das nossas mãos, que mesmo inconscientemente espalham bactérias.

Se tivermos uma rotina diária de limpeza de rosto ajuda a remover a sujidade, e até resíduos de maquilhagem, impede que os poros da pele entupam, e mantem a pele mais jovem, este procedimento é mesmo fundamental, quase obrigatório, para toda a gente, incluindo homens.

A limpeza de pele, deve ser feita à noite, seguida da aplicação do creme de noite para a nutrir  enquanto dormimos, e de manhã, seguida da aplicação do creme de dia, para hidratar. É claro que se for uma pele madura terá de usar produtos, mais específicos, como anti-rugas, creme de olhos, etc…

O procedimento será um leite de limpeza, e um tónico para uma boa limpeza, mas na minha humilde opinião e para quem tem pouco tempo, aconselho o uso diário da água Micelar, que limpa em profundidade, é económica e muito cómoda na aplicação.

3 | Qual é a ordem correcta dos produtos a serem usados?

Penso que já respondi a esta pergunta na anterior, mas vou enumerar a ordem, para ser mais fácil:

  1.  Lavar o rosto com água e um sabonete neutro,
  2.  Aplicar o desmaquilhante, leite de limpeza, tónico ou Água Micelar.
  3. O último passo consiste em aplicar uma fina camada de creme hidratante com protetor solar, para acalmar e proteger a pele.

Muito importante usar sempre protetor solar durante o dia.

É claro que para uma limpeza profunda da pele, ser sempre aconselhado, dependendo da pele, uma ou duas esfoliações por semana e máscara, mas estes passos deverão ser aconselhados por uma profissional, sob consulta do tipo de pele.

4 | Para que serve o primer? É realmente necessário?

O primer é mais uma inovação da indústria dos cosméticos, mas quanto a mim, chegou para fazer a diferença.

Tem várias funcionalidades

Disfarça os poros abertos, contraindo-os.
Suaviza as rugas e linhas de expressão e deixa a pele mais lisa e luminosa. Desta forma economizamos na base. Eu adoro juntar primer a uma base para a pele ficar mais luminosa.
Atenua as cicatrizes e acne e, se queremos intensificar alguma região específica, podemos usar um primer.

Mas a sua melhor função é mesmo a durabilidade da maquilhagem, especialmente quando temos uma festa que se vai prolongar durante horas, nomeadamente casamentos.

5 | Como podemos achar o tom correcto para o nosso tom de pele?

Há uma certa discordância quanto ao assunto da cor ideal de base, porque uma coisa é o nosso tom de pele, outra coisa é o sub tom da nossa pele.

 Nós mulheres ocidentais temos geralmente um sub tom amarelado, por isso é fundamental que a base a escolher tenha também esse sub tom. Quanto ao tom, digamos a cor da base, deverá ser experimentado no rosto junto da linha do pescoço para conseguirmos, sem erro, escolher o que nos serve melhor e para não se notar a diferença entre rosto e corpo.

Para testar devemos fazê-lo, no rosto, numa zona próxima do pescoço, de forma a encontrar um tom igual entre rosto e corpo.
Depois existem, “milhentas” bases, com cobertura média, com mais cobertura, líquidas, compactas etc.

Cada caso é um caso, e só na prática conseguimos escolher a base mais adequada.

Deixo aqui um conselho: cuidado com as bases compactas, porque geralmente contém mais pó, como tal vincam mais as rugas.

6 | Qual é a melhor forma de esconder espinhas, cravos e manchas de pele?

A melhor forma de esconder espinhas, cravos ou manchas de pele é aplicando um corretor. A cor deste será sempre da cor de base que usar nesta região, dependendo se usa uma base da cor do rosto e outra mais escura para fazer contornos. Se o corretor não tiver muita cobertura, poderá ter de usar um corretor de cor, por exemplo um verde usado para neutralizar espinhas muito avermelhadas.

Se usar uma só base, use o corretor que mais se aproximar do tom da sua pele, para o acabamento ficar uniforme.

7 | Quantos pincéis são necessários para fazer uma boa make-up? Para que serve cada tipo de pincel?

Ai os pinceis….É uma temática que adoro.
Não é necessário para se fazer uma make, usar pincéis, embora estes consigam um ótimo resultado, em detrimento de outras ferramentas.

Podemos usar pincéis, esponjas, ou mesmo as próprias mãos, isto para aquelas pessoas que não gostam, ou não se identificam com os pincéis.

Eu sou suspeita, porque adoro, sou capaz de usar numa só maquilhagem cerca de 10 ou 15 pincéis diferentes, mas não se assustem, para uma maquilhagem básica, serão precisos apenas 5 pincéis.

  • 1 pincel de base, e este aconselho que seja fofinho, ou duo fibre, para aplicar a base que poderá usar depois para aplicar o pó solto.
  • 2 pincéis de olhos, um de depositar sombras e outro para esfumar
  • 1 pincel de eyeliner
  • 1 pincel de blush

Existem muitos tipos de pincéis. Pincéis de base, de correção, de olhos ( e aqui temos vários, de depositar, de definição, de esfumar, etc), o pincel biselado ou chanfrado para eyeliner, de contorno de rosto, de blush , de pó, a vassourinha..etc…

8 | É melhor pincel ou esponja para colocar a base? Quais são as diferenças?

Não existe melhor ou pior, nas técnicas de maquilhagem, o que existe é “o melhor para cada pessoa”, ou seja, cada pessoa usa a técnica que lhe dará  mais “jeito”, desde que o resultado final seja o desejado.

Eu como maquilhadora, adoro pincéis e o resultado que os mesmos me oferecem a cada maquilhagem que faço, mas também uso a Make up Blend , que é uma esponja “milagrosa” que serve, entre outras coisas,  para esfumar os corretores, e  permite que o produto penetre melhor nos poros, garantindo uma maior durabilidade da maquilhagem.

9 | É realmente necessário fazer o contorno de rosto para que o look fique completo?

Claro que não.

O contorno do rosto define as características do mesmo, criando a aparência de maçãs do rosto mais altas e nariz e queixo mas finos, conforme a forma do rosto das pessoas, mas não é obrigatoriamente necessário em todas as maquilhagens. Se for no dia-a-dia, por exemplo não se faz, a não ser que a própria pessoa tenha esse à-vontade com a técnica e a domine. Mas é claro que, se for uma maquilhagem de noite, de festa, desfiles, ou sessões fotográficas, sim, sem dúvida alguma, ficará um look mais bonito. 

10 | Quando vejo uma imagem de make-up que gosto nunca sei por onde devo começar e, muitas vezes, não sei como chegar ao resultado final. No fim, por vezes, como não tenho muita experiência, fico pior com maquilhagem do que quando não a tinha feito! Algum truque ou dica?

Uma maquilhagem requer muitos pormenores, e até muita prática. Se a pessoa não tiver formação será mais difícil chegar ao resultado pretendido. Mas atenção que as fotografias ou imagens que se vêm na net, muitas vezes são tratadas com photoshop ou com filtros e não reais.

O melhor quando não se tem formação, para executar uma maquilhagem mais complexa, será pedir a ajuda de um profissional, ou então fazer apenas o básico,
como referi na pergunta numero 1.

11 | Qual é o pior erro de maquilhagem mas o mais comum de ser cometido?

O erro mais comum na maquilhagem é mesmo a escolha da base, e a sua errada aplicação, seguida de eyeliners que usados da pior forma.

12 | Na tua opinião, qual foi a melhor invenção e a pior até hoje?

Não acho que hajam piores ou melhores invenções. Acho que temos de as usar de melhor forma possível, porque um rosto é como uma tela de um pintor, cabe-nos a nós profissionais da maquilhagem, saber usar essa tela e adequar os produtos da forma mais conveniente, porque cada rosto é único e intransmissível. Não posso fazer a mesma maquilhagem a duas pessoas, porque elas são diferentes e, o que fica bem a uma, pode não ficar a outra. O discernimento profissional e a ética é muito importante nesta profissão.

13 | Existe algum problema em misturar marcas de produtos cosméticos?

Não existe problema nenhum em misturar marcas, até aconselho, porque eu pessoalmente não gosto de todos os produtos de uma só marca. Posso gostar das bases de uma marca específica, mas posso, por exemplo, não gostar tanto da pigmentação das sombras, etc…

14 | E misturar a base com creme?

Olha, há colegas que misturam as bases com creme, para conseguir um tom de base mais claro, e sim pode fazer-se dessa forma, ou até para esta ficar com uma consistência mais fina. Eu, pessoalmente, gosto mais de misturar tons mais escuros com tons mais claros, a fim de obter a cor pretendida, porque desta forma sei que a base não perde propriedades.

15 | Certamente tens conhecimento do tipo de base responsável por milhares de vídeos. Aquela que promete esconder todos os riscos, manchas e imperfeições. Essa base é realmente assim tão boa? Qual a tua opinião sincera? (ups, ups, ups, grande gafe minha!! Sim, é isso mesmo que está na resposta!)

Olha, eu pessoalmente, nunca experimentei esse produto, por isso não posso opinar. Sei que a Kriolan tem bases e corretores chamados camuflagem, que sim, têm bastante cobertura de forma a esconder manchas e imperfeições. É uma marca profissional, testada dermatologicamente, e que uso muito nas minhas maquilhagens. É possível que esse produto seja semelhante, mas não conheço, por isso não sei se existem riscos no seu uso.

16 | Agora sobre o batom que não sai quando comemos, bebemos, beijamos. Eu adorei essa invenção!! Mas fiquei com uma séria dúvida... Se ele não sai com água, saliva, vinho, sumos, nem sai de jeito nenhum mesmo... como o tiramos?

Ah, que pergunta gira! Toda a maquilhagem, que seja à prova de água e muito resistente, deverá ser retirada com desmaquilhante trifásico, daqueles à prova de água. Mas quero deixar um alerta sobre esses batons: verifiquem a sua composição, porque no geral contêm muito chumbo, que é uma substância que não é degradada pelo corpo. Ainda não está nada provado que esta substância provoca cancro, mas prevenir não faz mal.

17 | O que achas dos tutoriais do youtube e outras redes que são feitos por pessoas que não são profissionais da área?

Sim acho, muitos do tutoriais são feitos por pessoas que não são profissionais, mas não quer dizer que não sejam bons tutoriais. E sim é difícil saber descortinar, os que são bons, os menos bons e os maus, especialmente, por pessoas que não tenham experiência em maquilhagem, e aí é que consiste o perigo, porque ensinam muitas coisas erradas na net. A informação tem de ser muito bem selecionada.

Mas existem muitos tutoriais sérios e muito bons, feitos por excelentes profissionais, onde se aprende bastante.

18 | Quando vi as tendências de tons de cinzento para os lábios fiquei um pouco impressionada e reticente... gosto da cor em si, mas na minha opinião, nos lábios, acho que ficaria a parecer uma morta-viva visto que tenho a pele clara. Qual é a tua opinião?

A cor do batom depende muito da pigmentação do lábio. Por vezes gostamos de uma cor que não fica exatamente igual como o imaginado, depende dos gostos da própria pessoa, e da maquilhagem usada nos olhos. É claro que em pessoas muito branquinhas certas cores ficam “mortas”, mas se usarmos cores fortes nos olhos, se os mesmos ficarem bem marcados, sim, podes e deves usar uma cor mais morta no lábio, e falando do cinzento, então, podemos fazer um degradé, numa combinação de cores vivas, ou um esfumado com cinzas e preto.

Não deixa de ser uma cor ousada, por isso temos de nos sentir bem com o que escolhemos, isso é o mais importante.

19 | Qual foi o look mais estranho e mais engraçado que já te pediram para fazer?

Já fiz muitos looks estranhos, porque maquilho para sessões fotográficas e desfiles, como sabes. No final do meu trabalho, gosto de todos.
O look que mais gostei de fazer foi um trabalho para um tutorial da época egípcia, foi um grande desafio, muito enriquecedor e criativo.

Gosto muito de usar pedras, brilhos, purpurinas e acessórios nas maquilhagens “artísticas”, o céu é o limite, basta ter bom gosto e imaginação.

20 | Para terminar da melhor forma, podes partilhar uma situação caricata que tenha acontecido contigo enquanto trabalhavas?

HAHAHAH  ( risos)

Situações caricatas é o que mais existem nesta profissão, desde ter que maquilhar nas escadas, porque dentro de casa, não conseguimos ter um bom local com luz suficiente, ou uma cliente querer muito uma maquilhagem que não se adequa ao seu rosto, e nós profissionais, fazermos de tudo para não maquilhar o que nos pedem. Mas uma das coisas que me acontece muito é ter de ir maquilhar quase ao fim do mundo, e o GPS fazer-me andar às voltas e voltas.


Fotografia: José Lobato Fotografia
Make-up & Hair: Isabel Reis
Organização: Marta Ferreira
Stylist: Fernando Nogueira
Produção: Devaneios - Delírios & Utopias


Eu tenho mil e uma perguntas para fazer, mas penso que podemos fazer uma segunda parte, ou terceira ou quarta 😉

Enquanto isso, ficamos com a primeira parte que já esclarece uma boa parte das questões mais comuns!!

Agora, para os mais curiosos e amantes desta arte, deixo abaixo o link da página de facebook desta querida e talentosa artista para que fiquem a conhecer um pouquinho mais do seu trabalho.


E vocês? Tem mais alguma dúvida? Deixem as vossas perguntas aqui nos comentários, as vossas opiniões e sugestões!

You Might Also Like

0 comentários

Denunciar abuso